domingo, 5 de dezembro de 2010

Communicative Failure: Fascismo

Talvez seja absurdamente hipócrita se fechar a um regime envolto de seu próprio umbigo, fazendo um adorno de todo o mau que corre no sangue dos homens. Tentando se refugiar a uniformes limpos e impecavelmente alinhados, tentando criar laços fraternos através de tais, e a fundo, por trás de cada retalho de pano e de cada medalha de "honra ao mérito" não nos resta nada a não ser a imagem de um malogrado feitio pitoresco, que se estremece ao ouvir falar em guerras, homens que não buscam nada além de se sentirem parte de algo, além de se sentirem homens de verdade. Querem ser o tudo de uma sociedade só. Eis que encontramos o Fascismo, o sistema mais ignorante criado até hoje. Afinal, como nos diria o fabuloso filósofo alemão Georg Hegel, não podemos ignorar o fantástico poder da comunicação como tais o fizeram, ela nos faz amadurecer as ideias e evoluir com elas, é extremamente obscuro se fechar no nada se sentindo tudo, seu nacionalismo idiota te leva a zero Mussolini. Nada é mais fantástico do que entrelaçar culturas, miscigenar raças, complementar crenças... não existe evolução sem comunicação, sem democracia, sem l.i.b.e.r.a.l.i.s.m.o.

Thats All.

3 comentários:

  1. Olá

    Se não fosse a mistura, a cultura helênica antiga, Roma, e até mesmo o cristianismo, jamais teriam se desenvolvido como grandes momentos socioculturais e históricos.
    O seu texto remete a uma recomendação que lhe dou:
    Leia "Karl Popper: A sociedade aberta e os seus inimigos". Trata-se de um livro em dois volumes que mostra como o conceito de uma única verdade velada, pode criar um mundo amplamente ditatorial.

    Belo texto, moça.

    Beijos,

    E.B.

    ResponderExcluir
  2. Ficou tão claro, tu nem precisava ter dito : "eis o Fascismo."
    Tá lindo, mano! Tá lindo! *.*

    ResponderExcluir
  3. é muito bom quando vemos jovens entendendo e falando sobre a história e suas facetas, e opinando. este é o mundo proporcionado pelo conhecimento. obrigada pelo exemplo, Ma. Parabéns pelo texto. Mostra sua opinião amadurecida e aprofundada sobre o assunto.

    ResponderExcluir